segunda-feira, 31 de março de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL- SEMANA DE 31 DE MARÇO A 04 DE ABRIL - PROFª ELOYZE

4º ANO

HABILIDADE: (EF05CO04) CRIAR E SIMULAR ALGORITMOS REPRESENTADOS EM LINGUAGEM ORAL, ESCRITA OU PICTOGRÁFICA, QUE INCLUAM SEQUÊNCIAS, REPETIÇÕES E SELEÇÕES CONDICIONAIS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE FORMA INDEPENDENTE E EM COLABORAÇÃO.

-ATIVIDADE DESPLUGADA: JOGO DO ROBÔ

-MATERIAIS: MÁSCARA DE ROBÔ PARA UM ALUNO USAR. OBJETOS PARA O ALUNO PEGAR

-METODOLOGIA: 

  • ESCOLHER UM ALUNO PARA SER O "ROBÔ"; OS OUTROS ALUNOS DEVEM DAR INSTRUÇÕES PARA ELE REALIZAR UMA TAREFA (EXEMPLO: PEGAR UM OBJETO NA SALA); AS INSTRUÇÕES DEVEM SER PASSO A PASSO, COMO "DÊ UM PASSO À FRENTE", "VIRE À DIREITA", "PEGUE O OBJETO"; INTRODUZIR A REPETIÇÃO (EXEMPLO: "REPITA 3 VEZES: ANDE PARA FRENTE"); INTRODUZIR A SELEÇÃO CONDICIONAL (EXEMPLO: "SE ENCONTRAR UM OBSTÁCULO, VIRE À ESQUERDA"); DISCUTIR: O QUE ACONTECE SE AS INSTRUÇÕES FOREM CONFUSAS? COMO PODEMOS MELHORAR O ALGORITMO
-ATIVIDADES PLUGADAS: CODE.ORG

-MATERIAIS: -COMPUTADORES COM ACESSO AO CODE.ORG

-METODOLOGIA:

ATIVIDADE NO CODE: CONTINUAR AS AULAS DE PROGRAMAÇÃO DE MANEIRA LÚDICA E DIVERTIDA, NA PLATAFORMA CODE.ORG. OS ALUNOS APRENDEM A PROGRAMAR ATRAVÉS DE INTRUÇÕES NO PRÓPRIO JOGO, QUE VAI INCENTIVANDO PASSO A PASSO.



REFLEXÃO: OS ALUNOS EXPLORARAM A CRIAÇÃO DE ALGORITMOS DE FORMA LÚDICA, ENTENDENDO COMO SEQUÊNCIAS E REPETIÇÕES ORGANIZAM AÇÕES. A EXPERIÊNCIA REFORÇOU O PENSAMENTO LÓGICO E A COLABORAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE DESAFIOS.

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