4º ANO
HABILIDADE: (EF04CO08) Reconhecer a importância de verificar a confiabilidade das fontes de informações obtidas na Internet.
-METODOLOGIA:
Desafio interativo: “Vamos investigar?”
Como fazer:
Em duplas, os alunos recebem uma “notícia” (real ou inventada) e precisam fazer uma mini investigação:
Procurar em 2 sites diferentes se ela aparece;
Ver se tem autor, data e fonte;
Descobrir se é verdadeira ou falsa.
Praticar a verificação de informação por meio da pesquisa online.
Exemplos de notícias:
10 NOTÍCIAS VERDADEIRAS
(Essas são reais e podem ser pesquisadas em sites confiáveis como G1, Agência Brasil, UOL, National Geographic, IBGE, etc.)
“Brasil tem mais de 1.500 espécies de borboletas registradas.”
“Cientistas brasileiros descobrem nova espécie de sapo na floresta Amazônica.”
“Escola pública do Ceará cria hortas para merenda dos alunos.”
“Menina de 10 anos cria projeto para recolher lixo das praias em SP.”
“Rio Amazonas é o segundo rio mais extenso do mundo.”
“Museu do Ipiranga é reaberto após 9 anos de reforma.”
“Brasil tem mais celulares ativos do que habitantes.”
“Biblioteca em São Paulo permite trocar garrafas plásticas por livros.”
“Cientistas usam inteligência artificial para ajudar animais ameaçados.”
“Parque Nacional de Brasília abriga animais como lobos-guará e tamanduás-bandeira.”
❌ 10 NOTÍCIAS FALSAS (inventadas para estimular a verificação)
“Nova lei proíbe os alunos de fazer dever de casa às quartas-feiras.”
“Governo autoriza aula de skate no lugar de matemática em escolas.”
“Árvore mágica nasce em Minas Gerais e dá chicletes no lugar de frutas.”
“Pesquisa revela que dormir com os olhos abertos aumenta a memória.”
“Nova moeda brasileira será em formato de coração e feita de plástico reciclado.”
“Professor descobre que seu gato sabe resolver contas de divisão.”
“Moradora do interior encontra sereia no rio atrás de casa.”
“Estudo comprova que comer chocolate no café da manhã faz crescer mais rápido.”
“Nova espécie de peixe encontrado no mar canta músicas do Roberto Carlos.”
“Garoto de 7 anos cria carro movido a suco de laranja.”
🧠 Como usar essas notícias na sala de aula:
Atividade 1: Distribuir manchetes misturadas e desafie os grupos a pesquisar e marcar “Verdadeira” ou “Falsa”.
Atividade 2: Criar um mural da sala com colunas “Real” e “Falso” e ir colando as manchetes após a checagem.
Atividade 3: Usar como base para encenações jornalísticas (cada grupo apresenta uma “notícia” e os colegas julgam se é confiável ou não).
Atividade 4: Criar fichas com perguntas:
Onde você pesquisou?
Encontrou a mesma notícia em mais de um site?
O site é confiável?
A notícia tem autor e data?
Sua conclusão?
Nenhum comentário:
Postar um comentário