segunda-feira, 26 de maio de 2025

TECNOLOGIA EDUCACIONAL- SEMANA DE 26 A 30 DE MAIO - PROFª ELOYZE

5º ANO

-HABILIDADE: (EF05CO05) Identificar os componentes principais de um computador (dispositivos de entrada/ saída, processadores e armazenamento).

-ATIVIDADE DESPLUGADA: CORRIDA DOS COMPONENTES

Os alunos devem ser capazes de identificar e classificar os componentes principais de um computador e compreender sua função, de forma lúdica e prática, com atividades que estimulem o raciocínio e se aproximem da linguagem das avaliações externas.

  1. Dividir a turma em 2 ou 3 equipes.

  2. Marcar no chão 4 “áreas”: Entrada, Processamento, Armazenamento, Saída.

  3. Cada equipe recebe uma situação (ex: “Assistir a um vídeo”, “Imprimir um desenho”, “Salvar uma foto”).

  4. A equipe deve correr até as áreas corretas, dizendo quais componentes seriam usados em cada etapa.

  5. A cada rodada, troque os papéis e situações. Pontue quem acertar a sequência correta e explicar o porquê.
    Lúdico, físico e reforça a lógica do funcionamento do computador.


-ATIVIDADE PLUGADA: Treinamento com simulados online (múltipla escolha)

  • Descritores da Prova Brasil mais relacionados (principalmente de Língua Portuguesa e Matemática, já que Ciências e Tecnologias não são cobradas diretamente, mas podem aparecer em textos e gráficos)

  • Contextualização com tecnologia/computadores;

  • Reconhecer descritores da Prova Brasil em situações reais.
    Trabalhar em matemática- D5: Reconhecer a conserção ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

  • Trabalhar em Língua Portuguesa- D5: Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)


DESCRITOR 5- Matemática                                                             Atividade Extra

DESCRITOR 5- Língua portuguesa                                                Atividade Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEMANA DE 09 A 13/06/2025

 SITE DA ESCOLA