5º ANO
-HABILIDADE: (EF05CO05) Identificar os componentes principais de um computador (dispositivos de entrada/ saída, processadores e armazenamento).
-ATIVIDADE DESPLUGADA: CORRIDA DOS COMPONENTES
Os alunos devem ser capazes de identificar e classificar os componentes principais de um computador e compreender sua função, de forma lúdica e prática, com atividades que estimulem o raciocínio e se aproximem da linguagem das avaliações externas.
Dividir a turma em 2 ou 3 equipes.
Marcar no chão 4 “áreas”: Entrada, Processamento, Armazenamento, Saída.
Cada equipe recebe uma situação (ex: “Assistir a um vídeo”, “Imprimir um desenho”, “Salvar uma foto”).
A equipe deve correr até as áreas corretas, dizendo quais componentes seriam usados em cada etapa.
A cada rodada, troque os papéis e situações. Pontue quem acertar a sequência correta e explicar o porquê.
Lúdico, físico e reforça a lógica do funcionamento do computador.
-ATIVIDADE PLUGADA: Treinamento com simulados online (múltipla escolha)
Descritores da Prova Brasil mais relacionados (principalmente de Língua Portuguesa e Matemática, já que Ciências e Tecnologias não são cobradas diretamente, mas podem aparecer em textos e gráficos)
Contextualização com tecnologia/computadores;
Reconhecer descritores da Prova Brasil em situações reais.
Trabalhar em matemática- D5: Reconhecer a conserção ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.Trabalhar em Língua Portuguesa- D5: Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário